blog-pra-gente-miuda-blog

Oi  pessoal!!!

Hoje quero dar uma dica que é muito útil pra quem está fazendo tapete de crochê redondo. Sabe quando o tapete vira uma onda? Por aqui também acontece as vezes. Pra isto, não acontecer tome muito cuidado com com os pontos duplos (aumentos, necessários para trabalhos circulares. Onde você coloca dois pontos juntos na mesma corrente). Quanto mais aumentos você colocar, mais chances de sua peça ‘embabadar’.

dica-fio-de malha-lycra

Em minhas peças, trabalho com aumentos aleatórios, ou seja, só coloco aumentos quando o crochê ‘pede’, quando vejo que está começando a levantar as bordas. Uma forma mais fácil de descobrir quando é hora de colocar aumento na sua peça é prestar atenção quando o ponto da carreira começa a ficar inclinado para a direita… Quando isto acontece é hora de colocar ponto duplo. Mas, cuidado!!! Não faço muitos se não vira ‘onda’.  Veja mais dicas sobre este assunto na publicação anterior: Como fazer aumentos em tapetes.

Outra dica, se o fio de malha for muito grosso, tipo CÓTON, geralmente ele dispensa aumentos ou necessitará de bem poucos… Na foto acima, estava trabalhando com um fio assim no ‘antes’, quando coloquei no chão ficou com ondas, e olha que a carreira foi feita toda sem aumentos… Mas, é só colocar no chão e acertar, pisar nele que fica retinho de novo… Na carreira seguinte já vou trocar por um fio com mais algodão, o que já ajuda a corrigir…

Então é isto… Não se esqueça que um tapete redondo exige ser trabalhado em uma mesa ou no chão, onde você pode ver como está o andamento da peça. Boa Sorte!!!

Mari.


  1. Equipe EuroFios
    4 de julho de 2018 às 8:31

    Olá Janaona, tudo bem? Como você está trabalhando com barbante, sugerimos não utilizar a técnica co aumento aleatório. Você pode conferir esta videoaula onde o professor Marcelo Nunes ensina a fazer o redondo perfeito, https://youtu.be/R6VclSfKkbA. Um abraço.


  2. janaona
    3 de julho de 2018 às 14:36

    Meu tapete redondo estava ficando ondulado desmanchei e fiz sem aumentod mas continua onduladp o que fsço …estpu usando o barbante 6 e agula 4 mm


  3. Equipe EuroFios
    3 de julho de 2018 às 10:41

    Olá Claudeli, tudo bem? Não compreendemos a sua dúvida, você poderia nos passar mais informações com fotos do produto apresentando esta característica por e-mail, mkt@eurofios.com.br?


  4. Claudeli
    1 de julho de 2018 às 19:43

    O que fazer para o fio de malha não enrolar qdo estamos fazendo o trabalho?


  5. Equipe EuroFios
    14 de junho de 2018 às 11:24

    Olá Bruna, tudo bem? Normalmente as artesãs tentam sempre utilizar fios de espessura semelhante. Quando uma artesã que trabalha muito com o fio de malha encontra um fio muito grosso, elas costumam a cortar no meio para aproveitar. Esperamos ter ajudado. Um abraço.


  6. Bruna
    12 de junho de 2018 às 15:00

    Obrigada pelas dicas, me ajudaram muito!
    O que vc faz quando inicia a carreira com um fio de malha mais grosso do que o anterior?
    Pq dessa forma meu tapete acaba ficando com uma carreira mais alta que a outra.
    Tem como igualar de alguma forma?


  7. Equipe EuroFios
    5 de junho de 2018 às 13:35

    Olá Diana, tudo bem? O tapete oval não segue a mesma regra do aumento aleatório. Se você está fazendo os aumentos corretamente, o problema pode estar na tensão do ponto. Verifique se seu ponto está muito apertado ou muito frouxo. Um abraço.


  8. Diana
    1 de junho de 2018 às 19:21

    Meus ovais tapetes todos ficam com ondulação.
    Preciso de ajuda


  9. Isa Débora
    18 de maio de 2018 às 20:37

    Obrigada! Vou fazer isso no meu próximo tapete.


  10. Equipe EuroFios
    16 de maio de 2018 às 9:11

    Olá Isa, tudo bem? O problema pode estar na tensão do seu ponto, tente soltar um pouco mais. Um abraço.


  11. Isa Débora
    15 de maio de 2018 às 23:43

    Olá estou fazendo um tapete oval e ele está ficando embabado, o tapete pede vários aumentos penso que seja pelos meus pontos muito apertados ou a agulha. Pode me ajudar sou iniciante.


  12. Equipe EuroFios
    11 de maio de 2018 às 8:40

    Olá Nathalya, tudo bem? O Correto seria desfazer o trabalho e arrumar a tensão dos pontos iniciais. Infelizmente não conhecemos nenhuma técnica de desfazer estas ondulações a não ser desmanchar. Um abraço.


  13. Nathalya Carvalho
    10 de maio de 2018 às 17:21

    Oi. Fiz um tapete redondo e ele ficou bom, mas no começo dele, meu ponto estava muito apertado, ai ficou com alguns “morrinhos” tipo uma ondulação em alguns lugares. Tem como esticar ele sem ter que engomar?


  14. Equipe EuroFios
    24 de abril de 2018 às 14:13

    Olá Patricia, tudo bem? Acreditamos que cortando a peça o trabalho irá se desfazer… Acreditamos que em algum momento o tapete ficou com aumentos excessivos a unica maneira de arrumar é desmanchar o trabalho e faze-lo novamente. Um abraço.


  15. Patricia
    22 de abril de 2018 às 12:10

    Oi fiz um tapete redondo mais ao finalizar o meio ficou levantado não para retinho tem como cortar o meio e fazer outro


  16. Equipe EuroFios
    5 de março de 2018 às 11:29

    Olá Ana, tudo bem? O tapete fica ondulado por dois motivos, ponto muito frouxo ou conter muitos aumentos. O seu tapete é feito com aumentos numéricos ou aumentos aleatórios? Caso seja pelos aumentos numéricos sugerimos apertar um pouco mais o ponto, se for feito com aumentos aleatórios sugerimos diminuir a quantidade de aumentos. Esperamos ter ajudado. Um abraço.


  17. 5 de março de 2018 às 7:24

    ola estou fazendo um tapete oval mais ele ondulou o que fazer neste caso?


  18. Equipe EuroFios
    12 de janeiro de 2018 às 8:40

    Olá Carmen, tudo bem? Conversamos com a Mari do ateliê Pra Gente Miúda e ela não recomenda fazer aumentos numéricos em peças de Fio de Malha. A única solução a fazer neste caso seria ajustar bem o ponto, usar Agulha mais fina, pra ajustar a peça. Esperamos ter ajudado. Um grande abraço.


  19. Carmen
    11 de janeiro de 2018 às 12:05

    Olá! Preciso de um auxílio. Finalizei um tapete, mas ele ficou ondulado. Ocorre que ele tem um desenho (espiral) então não posso não fazer os aumentos, senão o desejo vai ficar comprometido. O que fazer nesse caso?? Agradeceria demais o retorno. Obrigada!!


  20. Equipe EuroFios
    13 de dezembro de 2017 às 10:07

    Olá Cira, tudo bem? Qual é o problema que está acontecendo com o seu tapete? Está ficado ondulado, fechando ou torto? Poderia nos explicar melhor?


  21. Cira Elias
    12 de dezembro de 2017 às 19:12

    Olá estou fazendo um tapete oval… ele não está ficando reto, já desmanchei 3 vezes… o que eu faço. .. Estou seguindo um vídeo no YouTube. .. mas em certo tempo a pessoa pula para a parte final…


  22. Equipe EuroFios
    4 de dezembro de 2017 às 10:21

    Olá Sônia, tudo bem? Normalmente quando a peça começa a ondular é porque está com muitos aumentos. Basta diminuir o número de aumentos para que a peça fique correta. Um abraço.


  23. Sônia Regina Amaral de Azevedo
    2 de dezembro de 2017 às 21:59

    O meu está ficando ondulado.Posso continuar sem aumentos e a ondulação desaparece


  24. Equipe EuroFios
    2 de outubro de 2017 às 15:17

    Olá Tailana, tudo bem? Não existe uma técnica especifica para saber se os trabalhos irão ficar tortos. Você sempre deve cuidar com a tensão do seu ponto e de você está fazendo a sequência de pontos corretamente. Esperamos ter ajudado. Um abraço.


  25. Tailana
    30 de setembro de 2017 às 20:22

    Olá. Gostaria de saber se tem alguma dica para quando o tapete retangular está ficando maior em um lado e menor no outro? Tem algumá dica para que eu perceba logo e não precise desmanchar a peça inteira? Obrigada.


  26. Equipe EuroFios
    28 de março de 2017 às 14:55

    Olá Ricardo, para que sua peça fique bonita você terá que desmanchar esta parte ondulada e refazer. Um abraço.


  27. 27 de março de 2017 às 13:27

    Se depois de um tempo eu perceber que ele está ondulando, e então não fizer mais aumentos e continuar trabalhando, a ondulação tende a diminuir?

    Obrigado

Deixe o seu comentário!


Receitas