Sandra-Brum-Logo-DICAS-CROCHE-EUROROMA

Olá, amantes do crochê!
Eu sou a Sandra Brum, artesã e professora de crochê da EuroRoma e preparei mais dicas para quem está iniciando na maravilhosa arte de fazer crochê. Hoje, iremos ver algumas dicas quanto a numeração de agulhas, pontos e alguns símbolos.

 

• TENSÃO DE PONTOS E NUMERAÇÕES DE AGULHAS

Observe na imagem abaixo, que existe uma grande variedade de numerações de agulhas, sendo que cada uma delas é utilizada a uma determinada espessura de fio ou barbante. Com o tempo, você irá perceber que embora cada fio possua sua sugestão de agulha, conhecendo a tensão do seu ponto, perceberá a necessidade de variar para maior ou menor.

Por exemplo: a agulha de crochê mais utilizada com o barbante 4/6 (fio 6) é geralmente a 3.5mm, porém, há casos em que se pode usar a agulha 4.00 ou 4.5mm, principalmente quando se tem o ponto mais apertado e deseja afrouxá-lo. Da mesma forma, há casos em que o ponto é mais frouxo, então, aconselho usar uma agulha 3.mm.

Uma dica para obter um maior rendimento durante seu trabalho, é optar pelas agulhas maiores.

dica_croche_fig1


• ABREVIAÇÕES DE PONTOS E LEGENDAS

A imagem abaixo, trata-se de uma tabela de pontos de crochê um pouco mais detalhada do que a publicada anteriormente. Quem está iniciando na técnica do crochê, já deve ter percebido que em nas receitas em formato de textos, geralmente possuem diversas abreviaturas, confira as principais delas e seus significados:

corr (correntinha)
pb (ponto baixo)
pa (ponto alto)
pbx (ponto baixíssimo)
• carr (carreira)

Embora estes símbolos pareçam uma conta de matemática, garanto que é mais simples do que parece, conhecendo o básico e sabendo interpretar, você saberá executar todos os outros pontos e seus símbolos facilmente.

pontos-de-croche-dicas-sandra-brum-euroromaImagem: Pinterest

Continue acompanhando o EuroRoma Blog, pois na próxima publicação, vou dar algumas dicas de como trocar o fio na mesma peça, como finalizar uma carreira (carr) e para quem tem dúvidas nos tapetes ovais, também ensinarei uma regra super simples e prática na hora de aumentar as laterais que é uma dica essencial que te ajudará a aumentar os tapetes ovais sem precisar contar tantos pontos.

Beijinhos e até a próxima!

Para mais dicas e inspirações, acompanhe minhas mídias sociais:

Facebook: /sandrabrumcroche
Instagram: @brum_sandra


  1. Equipe EuroFios
    12 de março de 2019 às 9:52

    Olá Dalton, tudo bem? Ambas titulagens servem para fazer bolsas. Muitas artesãs optam por utilizar o barbante número 6, pois ele é mais fino que o 8. Um abraço.


  2. Helena Augusto de Sousa
    12 de março de 2019 às 8:44

    Bom dia,Por favor,preciso fazer 08 souplast para colocar numa mesa dos pais/casamento e não sei qual linha melhor para usar. Pode me indicar alguma que fique bem bonito.


  3. Dalton Lopes
    11 de março de 2019 às 21:08

    Boa noite. Qual o barbante que posso fazer bolsas de crochê o número 6 ou 8???
    Gostaria de saber para não comprar linha errada sou iniciante na arte do crochê.
    Obrigado e aguardarei resposta.


  4. EDYEDLA SILVA SCHAFER
    7 de fevereiro de 2019 às 1:48

    Olá,
    Estou fazendo união de motivos sem cortar o fio em uma manta. Aprendi como unir mas não sei a seqüência lógica da união.


  5. Equipe EuroFios
    25 de janeiro de 2019 às 8:50

    Olá Ana, tudo bem? A quantidade de produto irá variar de acordo com a receita e a tensão do seu ponto. Sugerimos observar receitas semelhantes para ter uma base de quantidades. Um abraço.


  6. Ana Maria
    24 de janeiro de 2019 às 18:31

    Boa tarde!
    Gostaria de saber sobre o rendimento do barbante nº06. Tenho que fazer uma toalha de um metro por um metro e gostaria de saber mais ou menos quantos rolos irei precisar para fazer essa peça.
    Desde já obrigada!!!


  7. Equipe EuroFios
    16 de janeiro de 2019 às 11:49

    Olá Elecy, tudo bem? Se for redondo pode ser a falta de aumentos. Sugerimos trocar por uma agulha nº 3,5mm, pois se os pontos forem muito apertados pode ocorrer isso. Um abraço.


  8. Elecy
    14 de janeiro de 2019 às 19:33

    Olá Boa noite! Estou fazendo um tapete de barbante número 6 e comprei agulha número 3, mais meu tapete tá encanoando, ja folguei os pontos várias vezes mais contínua encanoando, que fazer? Me ajudem por favor!


  9. Equipe EuroFios
    13 de novembro de 2018 às 9:00

    Olá Valéria, tudo bem? Existem muitas marcas de agulhas no mercado, então não sabemos ao certo indicar uma marca, pois cada artesã tem um tipo de preferencia. Sugerimos buscar por mais informações em grupos de crochê no Facebook, talvez as artesãs participantes possam indicar algumas marcas para você. Um abraço.


  10. 8 de novembro de 2018 às 15:29

    Olá, boa tarde. Obrigada por suas explicações. Mas gostaria de saber qual é a melhor marca de agulha para usar. Existe qualidade entre elas?


  11. Equipe EuroFios
    29 de outubro de 2018 às 11:52

    Olá Marisa, tudo bem? Para ajudar na sua procura, sugerimos sempre observar o rótulo dos produtos, pois sempre indicamos o número da agulha e a titulagem do barbante. Para utilizar a agulha 1,25 mm sugerimos utilizar o EuroRoma Linea, que é uma linha 8/2. Um abraço.


  12. Marisa
    28 de outubro de 2018 às 16:05

    OI, Voce poderia me ajudar a identificar os barbanes mais finos ? Comprei um 4/4 achando que era fino e utiliza agulha 3mm. Preciso de um que utilize agulha 1,5 ou 1,25 mm. Qual é o mais indicado ? E como saber a espessura dos barbantes ? Obrigada


  13. Equipe EuroFios
    10 de outubro de 2018 às 10:08

    Olá, Nita, tudo bem? A agulha indicada para fazer este trabalho é a 5mm. Sempre que tiver dúvida sobre as agulha, sugerimos observar o rótulo, pois nos produtos EuroRoma sempre indicamos as agulhas de crochê e tricô. Um grande abraço.


  14. Nita Anjos
    9 de outubro de 2018 às 12:34

    Ola, boa tarde! Tenho um barbante de 12 fios, gostaria de saber, qual a agulha de crochê que é usada para trabalhar nele.
    Desde já, eu agradeço…


  15. Equipe EuroFios
    9 de julho de 2018 às 9:16

    Olá Elenice, tudo bem? Com o barbante nº 4 sua peça ficará mais leve, portando este fio acaba sendo mais indicado para fazer peças como mantas, trilhos de mesa, almofadas, etc. Como o fio 4 também é mais fino, não terá o mesmo rendimento em questão de tempo que o fio nº 6. Esperamos ter ajudado. Um abraço.


  16. Elenice
    8 de julho de 2018 às 10:44

    Bom dia! Vou fazer um tapete todo em ponto alto,minha dúvida é se posso usar o fio 4 invés do 6 ! Será que não ficará muito leve com o 4!? O 6 fica mais firme eu sei, mas queria usar o 4 pra render mais !


  17. Equipe EuroFios
    27 de junho de 2018 às 9:35

    Olá Patricia, tudo bem? Sim, você pode trabalhar com o fio nº 4 duplo para fazer uma receita que solicita um fio nº 8. Um abraço.


  18. Patricia Goulart
    26 de junho de 2018 às 13:01

    Boa tarde gostaria de saber se posso trabalhar com o fio número 4 em fio duplo para substituir um trabalho que pede fio número 8?


  19. Equipe EuroFios
    6 de junho de 2018 às 8:34

    Olá Tuanne, tudo bem? As receitas sempre vem com uma indicação de agulha, mas não quer dizer que você precisa utilizar a mesma agulha da indicação, é necessário avaliar de acordo com a tensão do seu ponto. Normalmente quando se utiliza uma agulha menor, a tendencia é apertar o ponto, talvez isso tenha influenciado para que a peça fique irregular. Nossa sugestão é testar uma agulha maior para ver se o resultado muda. Esperamos ter ajudado. Um abraço.


  20. TUANNE LETÍCIA BAZZI CARDOSO TUANNE BAZZI
    5 de junho de 2018 às 23:18

    Ola… estava seguindo uma receita que mandava usar fio 6 com agulha 3 (geralmente uso a 3,5)… quis fazer com fio 8 então resolvi usar agulha 3,5 (sempre uso a 4)… segui o passo a passo corretamente porém o meu tapete boleou! é um modelo de tapete russo, meus pontos são bem frouxos… já fiz outros russos com agulha 4 e deram certo. o que vocês me sugerem? Aumento a agulha?


  21. Edna Teresa Pattacini Consentini
    29 de março de 2018 às 12:50

    Parabéns pelo trabalho


  22. Equipe EuroFios
    27 de fevereiro de 2018 às 9:13

    Olá Débora, tudo bem? Você pode aprender a acompanhar receitas com gráficos. A maior parte das receitas de crochê são disponibilizadas com gráficos, confira esta dica da professora Sandra Brum sobre a simbologia dos gráficos de crochê, http://www.euroroma.com.br/blog/iniciantes/. Um abraço.


  23. Débora
    27 de fevereiro de 2018 às 7:47

    Comprei o material para começar fazer crochê, mas ainda tenho dificuldades de acompanhar vídeos por ser deficiente auditiva bilateral. Tem alguma outra dica que possa me ajudar?


  24. Maria Amelia Carneiro
    17 de outubro de 2016 às 15:12

    Adoro seus trabalhos.São maravilhosos. Parabéns.

Deixe o seu comentário!


Receitas