blog-pra-gente-miuda-blog

 Oi gente! Eu sou a Mari, do Instagram @pragentemiuda e sou apaixonada por EuroRoma Fio de Malha… Vou estar com vocês aqui no EuroRoma Blog para falarmos sobre fio de malha, este fio mágico que tem conquistado artesãs em todos os lugares e rendido muitos trabalhos magníficos!!! Muita gente me pergunta e tem muitas dúvidas sobre a espessura dos fios, a agulha adequada… Então vim aqui tirar algumas destas dúvidas. Estas e outras dicas vocês também encontram lá no meu Instagram @pragentemiuda, ok?

Fio-de-Malha

fio de malha não tem numeração padronizada ou espessura como o barbante. Ele é resultado do aproveitamento das sobras das malharias, um produto totalmente reciclado. Por isto, ele pode as vezes variar a sua espessura. Aqui vai algumas dicas para driblar esta característica com jeitinho e casar os fios entre si, obtendo assim um trabalho perfeito!!!

fio-de-malha-espessuras

Caso encontre esta variação, aí vão algumas dicas:

  • Nunca use um fio fininho com outro bem grosso. Os fios podem variar de 0,5 até 3,0 cm. Neste caso, você pode separar os novelos, usando grosso com grosso e fino com fino. Lembrando que a maioria dos novelos possuem uma espessura de 2,0 a 2,5 cm e podem perfeitamente serem usados juntos na mesma peça.
  • Outra dica é cortar o fio largo em dois, duplicando-o. Use uma tesoura bem afiada, dá um pouco de trabalho, mas compensa…
  • Se o fio for muito fininho, use só com outros fios finos, em peças mais delicadas. Ou use dois novelos juntos, crochetando dois fios ao mesmo tempo.

E a agulha? Como expliquei acima, os fios podem ter varias espessuras, então o ideal seria ter uma agulha adequada, para cada fio. Recomendo o uso da agulha 9 ou 10mm, para usar com a maioria deles. Somente fios muito largos, exigem uma agulha 12 ou 14mm. E os bem finos até uma 6mm. A agulha não precisa ser especial, pode ser a sua agulha comum que você tem em casa, tá?

Gostaram? Espero ter te ajudado…
Logo, logo voltarei com mais dicas!!!
Beijos da Mari.


  1. Equipe EuroFios
    28 de julho de 2016 às 13:14

    Olá Ana, acesse a aba de recitas aqui no EuroRoma Blog, la você pode encontrar algumas receitas de sousplats. Um abraço.


  2. ana beatriz marques
    27 de julho de 2016 às 17:40

    vcs tem receita souplat de croche


  3. 21 de julho de 2016 às 13:58

    bem vinda amiga MARI
    adorei as dicas
    bjos e sucesso

Deixe o seu comentário!


Receitas